Facas especiais podem ser lavadas normalmente em uma lava-louças? Uma das principais dúvidas com relação a lava-louças é sobre o que é possível lavar nelas em termos de eficiência e também de conservação. Confira o que é recomendado em relação a facas.
Quais os cuidados com facas especiais
Veja bem: há controvérsias. Alguns especialistas recomendam que facas especiais, aquelas chamadas “facas chef” não sejam lavadas em lava-louças, apenas à mão, pois a temperatura da água, que pode ser muito alta, poderia entortar ou mesmo danificar o metal da sua faca. A recomendação diz que segure-se pelo cabo na hora de lavar, com a ponta para longe, para se proteger.
Mas há também outros especialistas em cutelaria dizem que sim, que é possível lavar facas especiais em lava-louças, desde que a lâmina não entre em atrito com os demais utensílios dentro da máquina, evitando assim danificar o fio.
Afinal, os cuidados com facas especiais não se restringem a lava-louças. Para ser direto: sempre evite os materiais abrasivos, inclusive a parte grossa da esponja, por também prejudicar o fio. E a secagem manual deve ser feita do dorso em direção ao fio.
O ideal é consultar o fabricante da faca antes de colocar na máquina. Leia o manual e assim poderá usar tranquilamente.
Organize a louça dentro da máquina
Não é só com relação às facas que é preciso ter cuidado. É importante não empilhar as louças, colocando tudo separado e organizado para que a água e o sabão – não esqueça de usar a quantidade certa, que vai até ajudar a economizar – possam lavar bem.
Não é preciso lavar nada antes de colocar a louça na máquina. Hoje em dia isso não é mais necessário. Porém, é claro que não dá para colocar pratos cheios de comida lá dentro, que além de sujar a parte interna, pode entupir máquina.
Mesmo com a retirada do excesso, pode ser bom acrescentar água. Caso não vá começar imediatamente a lavagem, é interessante usar o sistema de pré-lavagem. Nesse caso, ele vai evitar o ressecamento da sujeira e a lavagem acontece mais facilmente.
Cuidados com crianças
Se houver crianças manuseando a sua lava-louças, cuidado extra com as facas. Faça a supervisão cuidadosamente das tarefas e verifique que apenas peguem os talheres pelo cabo, cuidando para não pegar pela parte cortante.
Cuidado também na hora de secar e guardar as facas, pelo mesmo motivo. Afinal, não são só as facas que precisam de proteção, quem as manuseia, também.
Mas esse não é o único cuidado que você deve ter com crianças. Elas podem e devem ajudar nas tarefas domésticas, mas precisam sempre de supervisão. Lembre-se de que no caso de uma lava-louças há materiais cortantes, vidros, facas, e ainda água quente no processo.
Finalmente, é uma máquina ligada à energia elétrica. E ainda tem o peso da máquina caso ela seja puxada, ou a necessidade de travar a porta para ela não ser aberta antes da hora nem haver brincadeiras perigosas de esconde-esconde. Portanto, cuidados redobrados!
Limpeza da máquina
Entenda: as máquinas de lavar louça contam com filtros para os resíduos de comida. Mas eles não fazem milagre. Além da retirada de excessos, é importante limpar esse filtro. Senão, vai entupir. É preciso, portanto, limpar a máquina de lavar, do contrário, as louças vão começar a sair sujas também.
Acompanhe no manual da sua máquina de lavar como efetuar a limpeza interna do produto para manter as funções originais e a higiene do aparelho. Siga sempre as recomendações indicadas pelo fabricante quanto ao que utilizar.
Limpe com delicadeza
Se você precisar limpar uma parte com muita gordura, o recomendado é o uso de água morna junto com detergente neutro.
E, se houver um risco na superfície de inox, não se deve utilizar esponja, pois é possível que prejudique ainda mais o material.
Ou seja, pode retirar da sua lista de compras os produtos, que ficam proibidos para este tipo de limpeza: alvejantes, esponjas, limpadores/multiuso, álcool, água sanitária, todos os produtos com amônia e os removedores em geral.
Utensílios esmaltados
A lava-louças são máquinas que são desenvolvidas especialmente para lavar utensílios e talheres diversos, mas materiais esmaltados acabam se soltando depois de algumas lavagens. Escorredores esmaltados correm o mesmo risco. O mesmo pode acontecer com utensílios de teflon.
Prefira talheres de inox, assim como panelas e frigideiras – estas também de vidro temperado – se você não abre mão de lavar tudo na máquina. Lembre-se apenas de colocar as peças viradas para baixo e de incliná-las levemente para que a água saia toda durante a lavagem e não acumule. E também é preciso que cada uma tenha seu espaço, nada de empilhar.
Ciclos de lavagem adequados
O tempo e as temperaturas podem variar de um modelo para outro, mas com estas explicações você poderá entender melhor como são categorizados os ciclos. Há inclusive novos recursos com relação à temperatura, que nem sempre precisará ser tão alta, economizando mais energia. E, ao abrir mão da secagem, também é possível economizar luz.
Mas a atenção aos ciclos vale para otimizar a lavagem das diferentes louças que você vai lavar. Uma panela demanda de mais potência do que simples conjuntos de xícaras e pires, com apenas alguns talheres, por exemplo.
Capacidade da máquina
Não adianta encher a máquina de louças com muitos resíduos de comida e utilizar um ciclo rápido ou econômico, por exemplo. Aí o problema não é a panela, é quem escolheu o ciclo errado.
Sempre que for lavar panelas ou louças que ficaram engorduradas, é preciso escolher um ciclo adequado, mais pesado. Já se forem apenas talheres, pratos e taças sem resíduos grudados, pode ser escolhido um ciclo leve ou delicado.
Usar a capacidade da máquina é recomendado para otimizar o uso de água e energia. Máquina cheia pode, mas é diferente de máquina lotada. O que também não pode é usar o ciclo errado. Não vai limpar e você vai ter que lavar de novo, gastando tempo, água e energia à toa.
One thought on “Cuidados com facas especiais em lava-louças”