Falamos muito sobre lava-louças aqui no site, mas hoje vamos conversar sobre outro item muito importante para a cozinha. O micro-ondas é um dos eletrodomésticos preferidos dos brasileiros. Afinal, tem coisa mais prática do que esquentar um alimento em poucos minutos com esse equipamento? Se você está montando sua casa ou pensando em trocar de aparelho, talvez esteja em dúvida sobre como escolher o micro-ondas ideal. Confira nesse artigo dicas para fazer uma escolha certeira!
Escolha seu micro-ondas pelo orçamento
O primeiro item não necessariamente tem a ver com o produto em si, mas com o quanto você está disposto a investir nessa compra. É bom ter em mente um valor máximo para gastar, pois isso vai te ajudar a eliminar algumas opções já num primeiro momento.
Caso você tenha estabelecido um preço máximo, mas só encontrou modelos mais caros, pesquise por cupom de desconto micro-ondas. Diversas lojas online de eletrodomésticos disponibilizam vouchers promocionais para seus clientes, que recebem um desconto quando o cupom é inserido. Algumas épocas do ano tem até cupons especiais, como Natal e principalmente a Black Friday – um bom dia para economizar nessa compra!
Qual é o tipo de micro-ondas certo?
Existem dois tipos de micro-ondas que você pode comprar, sendo o modelo de mesa e o modelo de embutir. O micro-ondas de mesa ou de bancada é aquele que você pode colocar em qualquer móvel, nicho ou prateleira, já que ele pode ser movido facilmente.
Já o modelo de embutir é ideal para quem tem uma cozinha planejada, uma vez que ele deve ficar fixo no mesmo lugar. O ponto negativo do micro-ondas de embutir é que dificilmente v ocê poderá aproveitá-lo em outro móvel, a menos que tenha medidas compatíveis.
Capacidade boa de micro-ondas?
Definiu um orçamento e o tipo? Hora de passar para o próximo item: a capacidade. A capacidade tem relação com quantas pessoas moram na casa e vão utilizar o equipamento, o que impacta no tamanho do micro-ondas em litros.
Para quem mora sozinho ou em casal e vai utilizá-lo poucas vezes na semana, um micro-ondas de capacidade de até 20 litros é suficiente. Para famílias um pouco maiores, que usam o micro-ondas com mais frequência, o indicado é um modelo de 21 a 29 litros. Agora, se sua família contar com muitos membros e o equipamento for ligado várias vezes ao dia, escolha um de mais de 30 litros de capacidade.
Definir a capacidade é mais um filtro de como escolher o micro-ondas ideal para sua casa. Só com o orçamento, o tipo e a capacidade, você já será capaz de diminuir a grande quantidade de modelos que aparecem em uma busca.
Potência varia nos micro-ondas!
O próximo item é a potência. Esse termo trata da força de aquecimento ou cozimento do equipamento. Para escolher a potência ideal é interessante entender qual o uso do micro-ondas na sua casa.
Quem pretende utilizar o micro-ondas somente para aquecer alimentos esporadicamente, um modelo de 600 a 800 watts vai cumprir bem a função. Mas para quem vai precisar do micro-ondas várias vezes ao dia, incluindo para cozinhar algumas receitas, opte por um modelo de potência entre 850 e 1200 watts.
Micro-ondas com baixo consumo
Muita gente pensa em comprar um micro-ondas mais barato pensando na economia momentânea e acaba nem reparando o quanto o equipamento vai representar na conta de luz no final do mês. E nada pior do que descobrir que fez uma má escolha quando não dá mais de voltar atrás.
Sempre que for comprar um eletrodoméstico, procure por aqueles que consomem menos energia elétrica. Para isso, a classificação de consumo do INMETRO é bem útil. Micro-ondas de baixo consumo recebem nota A ou B. Mesmo que você encontre um modelo com classificação D e um preço baixo, considere se o preço vale a compra à longo prazo.
Outras funcionalidades dos micro-ondas
Com os itens anteriores você já consegue escolher o micro-ondas ideal para sua casa, mas caso queira fazer uma seleção maior, pode pesquisar pelas funcionalidades extras de cada um. Os micro-ondas mais atuais contam com receitas pré-programadas, desde brigadeiro, suflê, strogonoff, pipoca e até arroz.
Além disso, existem aparelhos que permitem que você grave suas receitas preferidas. Ou seja, se tem uma lasanha pronta que tem um tempo e potência específicos para o preparo, você pode programar e salvar para as próximas vezes. Mais praticidade ainda na sua rotina.
Outras funções interessantes são o sistema autolimpante e o sistema antiodor, que servem tanto para limpar o micro-ondas por dentro quanto para eliminar cheiros desagradáveis que ficam ao aquecer alguns pratos. Mas é importante saber que quanto mais funções, mais alto pode ser o preço do produto.
E então, já escolheu o micro-ondas ideal para você? Se ainda tiver com alguma dúvida, uma boa ideia é conferir a lista com os melhores micro-ondas do ano. Assim, você pode encontrar sugestões de equipamentos aprovados pelos consumidores. Depois, é só fazer sua compra e aproveitar ao máximo todas as possibilidades que um micro-ondas de qualidade é capaz de oferecer.