Quem tem ou deseja comprar uma lava-louça muitas vezes se depara com algumas dúvidas. Uma delas é: posso colocar utensílios de bebê na lava-louça? A resposta é sim, pois os jatos a 70°C higienizam as louças, inclusive esse tipo de utensílio. Mas siga a leitura e saiba mais sobre esse detalhamento das funções de uma lava-louça.
Posso colocar pratinho e copinho de bebê na lava-louça?
Se você costuma ficar se perguntando “ posso colocar utensílios de bebê na lava-louça?”, pode ficar tranquilo. Pode, e deve.
Tudo isso porque a água quente utilizada pelas máquinas lava-louça acrescentam um ponto extra no trabalho de higienização das louças, em especial de bebês, que são menos preparados para enfrentar bactérias e vermes, e por isso exigem maiores cuidados.
Lave os talheres das crianças em altas temperaturas
Cuidar de bebês exige atenção redobrada principalmente com os utensílios que chegam à boca das crianças, como pratinhos e mamadeira. É aí que a esterilização se torna fundamental. E isso é feito com altas temperaturas. Colocando esses materiais em lavagens que incluam altas temperaturas, você garante essa esterilização.
Já existem máquinas de lavar roupas com essa função, e as máquinas de lavar louça também não ficam atrás, afinal, elas usam justamente água quente em seu processo de lavagem.
Lava-louça esteriliza utensílios usados por bebês
Para preservar as crianças de bactérias e vermes, você pode eliminá-los com a lavagem na máquina de lavar louça, que alcança altas temperaturas. Máquinas de marcas renomadas como Brastemp, Consul, entre outras, contam com jatos que chegam a 70°C.
Essa esterilização feita pela máquina inclusive é uma tranquilidade a mais para as mães, que em vez de perder tempo lavando e fervendo utensílios, podem se dedicar a outras tarefas – da maternidade ou não – ou descansar merecidamente enquanto a máquina faz o trabalho. Afinal, a máquina lava-louça existe exatamente para facilitar o trabalho doméstico e proporcionar tempo livre.
Como organizar os pratinhos de bebê na lava-louça
Agora você já sabe que a alta temperatura é ideal para a higienização das louça, é bom saber mais sobre como organizar os utensílios de bebê na lava-louça. Na hora de colocar e organizar as peças dentro da máquina, o ideal é colocar os itens menores na parte superior do cesto e itens como copos e mamadeiras inserir com a boca para baixo. Isso é importante, e também que os utensílios não fiquem em contato, porque além de evitar atrito e possíveis danos às peças, a passagem de água ficará livre e a limpeza será mais eficiente.
Usar uma lava-louça é muito fácil
Mesmo quem nunca usou uma lava-louça se adapta muito facilmente a usar, pois é muito fácil. Basta colocar os pratos na máquina e ligar, OK? É quase isso. Tem alguns detalhes para tornar a lavagem mais eficiente ainda assim, é muito fácil.
Sugerimos que você primeiro tire o excesso de alimentos antes de colocar na máquina. Outra dica muito importante é escolher o ciclo certo: se for limpeza pesada, escolher o ciclo completo. Um ciclo básico se for pouca louça e apenas pratos e xícaras, por exemplo, e assim por diante.
Materiais especiais exigem cuidados especiais
Assim como na hora de colocar utensílios de bebê na lava-louça, há outros materiais que exigem alguns pequenos cuidados, como a forma de colocar esses utensílios na máquina.
Há especialistas, por exemplo que recomendam que facas especiais, aquelas do tipo “facas chef” não sejam colocadas em lava-louças, somente à mão: segundo eles, a temperatura da água, pela alta temperatura alcançada, poderia entortar o metal e tirar a sua precisão.
Também há recomendações em relação a panelas e frigideiras esmaltadas, que se for o caso devem ser colocadas viradas para baixo e inclinadas levemente para que a água saia e não acumule durante a lavagem. O plástico é algo que, também devido ao calor, pode deformar se não for próprio para ir em máquinas lava-louças. Da mesma forma materiais com camadas, que podem acabar saindo com o calor.
Cuidados com crianças
Se você tem utensílios de bebês é porque você tem crianças em casa, e elas devem ficar longe não apenas da máquina de lavar louça como de muitas outras partes de sua casa. A cozinha é um local de especial atenção, pois há facas, fogo, além de vidros e objetos pontiagudos e cortantes.
Caso tenha uma criança maiorzinha, a partir de 6 anos, você até pode introduzir algumas atividades domésticas, no caso a de lavar a louça, secar e guardar. Desde que sejam de materiais leves, não cortantes, longe do fogo, água quente e energia elétrica. Ou seja, crianças podem “usar” uma lava-louça, colocando algo e retirando para secar e guardar, desde que seja uma tarefa supervisionada.
Até mesmo no caso de crianças maiores a lava-louça pode apresentar riscos, afinal há talheres que cortam e vidros envolvidos. Por isso todo o processo exige sua atenção.
A primeira coisa que é muito importante deixar claro para as crianças é que a lava-louças não são brinquedos.