Uma lava-louças pode contar com diversos ciclos de lavagem. Conheça algumas das principais características dos ciclos que mais aparecem em diferentes modelos de lava-louças e de diferentes marcas.
O tempo e as temperaturas podem variar de um modelo para outro, mas com estas explicações você poderá entender melhor como são categorizados os ciclos. Há inclusive novos recursos com relação à temperatura, que nem sempre precisará ser tão alta, economizando mais energia.
Ciclo normal
Chamado de ciclo “normal”, este ciclo é aquele recomendado para a louça de todo dia, aquelas louças que você mais costuma usar. Ou seja, pratos, copos, talheres, numa quantidade “família”, ou seja, nada de grandes eventos.
Em muitos casos a água costuma ser colocada a uma temperatura em torno de 65 °C, e a lavagem deve durar aproximadamente uma 1 e 30 minutos.
Ciclo curto
Este é o ciclo recomendado para quando a lava-louças não for muito demandada, estiver mais vazia e com pouca sujeira, sem comidas grudadas em pratos e talheres. Nesses casos a lavagem pode durar apenas 30 minutos e ser feita com uma temperatura de 45 °C.
Ciclo econômico
Parecido com o ciclo curto, o econômico elimina algumas etapas de pré-lavagem que possam existir e age de forma mais rápida, também para casos em que não há muita sujeira e restos de comida grudados. Também vale para quando a máquina não estiver cheia. No entanto, a diferença entre um ciclo e outro é que o tempo é um pouco maior e a temperatura da água pode ser um pouco mais alta.
Ciclo intensivo
O ciclo intensivo é o mais indicado para os casos de restos de comida grudados em pratos, talheres ou copos. Também pode ser usada para lavagem de panelas e outros utensílios mais sujos. As lavadoras podem oferecer limpeza, enxágue e secagem, a cerca de 70 °C. Eventualmente você pode ter que colocar produtos extras de limpeza.
Ciclo delicado
Este é um ciclo para quem utiliza utensílios frágeis, como vidros finos e também porcelanas. Assim, em uma lavagem que pode ser feita a 40ºC , a sujeira é eliminada de forma segura, sem danificar a louça.
Ciclo automático
É possível deixar que a sua lava-louças decida por você qual o ciclo mais adequado, optando, entre os ciclos de lavagem, pelo ciclo automático. Caso bata aquela insegurança, sensores irão avaliar o quanto foi inserido em quantidade de itens e assim a temperatura, a água e o tempo de lavagem serão definidos automaticamente.
Economia de energia
Em geral, cada ciclo de uma lava-louça utiliza em torno de 3 kWh de eletricidade. Você não deve precisar lavar nada antes de colocar na lavadora. Inclusive, talvez não seja do seu conhecimento, mas os pratos não necessitam ter os resíduos de alimentos retirados completamente, mas claro que é necessário ao menos raspar o prato para evitar que aconteça algum tipo de entupimento.
Sempre que ficar em dúvida, utilize menos sabão. Nos dias de hoje os lançamentos mais novos de máquinas lava-louças não precisam tanto da pré-lavagem para começar a lavar os pratos, e isso significa menos trabalho e menos quantidade de água e de energia dispendidos.
Uma outra dica é usar a máquina cheia – não com capacidade acima do indicado, mas bem aproveitada!
Economia de água
Assim você usa menos água e menos energia também. Uma lava-louça pode economizar cerca de 75 l/dia e até mesmo 26 mil litros ao ano. Não é pouca coisa, pois o que acontece é que evita desperdícios, tempo de torneira aberta de forma desnecessária, etc.
Também fica melhor se você colocar as peças maiores na parte traseira e lateral da máquina. A água, assim como o detergente, devem estar ao alcance de outros pratos. Já aqueles pratos mais sujos devem ser dispostos no centro para receber maior exposição e pulverização.
Espaço na cozinha
Já pensou que, por alguns centímetros, a sua desejada lava-louça pode não caber no seu espaço. Então, é preciso pensar nisso. Qual a largura deste aparelho?
Depende: alguns modelos de máquina de lavar louça são mais quadrados, outros mais altos, ou mais largos. Mas, em geral, a variação gira em torno de 44 cm a 60 cm.
É possível embutir a sua máquina ou colocar entre um móvel e outro, ou até mesmo em cima de uma bancada, balcão ou mesa.
Serviços da lava-louça
Os serviços estão relacionados à capacidade da sua lava-louça, e é possível que as dimensões também variem conforme essas características.
Há modelos com 6, 8, 10 ou mesmo 14 serviços. Confira aqui mais informações sobre como funcionam os serviços de uma lava-louça.
Adiantamos que um serviço bem comum é o de café da manhã, onde é muito comum que as louças envolvidas sejam um prato, uma xícara, um pires, uma faca e uma colher. Mas há serviço para almoço, jantar e outras ocasiões que a máquina de lavar também prevê.
Modelos e acabamento
Independente da largura e demais dimensões das lava-louças, elas podem vir em modelos brancos, prateados ou inox. A diferença prática é a estética e eventualmente a conservação e forma de limpeza exterior. O funcionamento será o mesmo.
Combinando a cozinha
Você provavelmente vai combinar com os demais eletrodomésticos da sua cozinha. As lava-louças brancas costumam ser mais baratas que as prateadas ou de inox. Também podem combinar mais com ambientes mais coloridos, para clarear o espaço.
Instalação
Quando for a hora de pensar na instalação da sua lava-louças, é preciso analisar as características específicas conforme a marca, o tipo, o modelo e, é claro, o local escolhido para a instalação.
Pode ser interessante chamar um instalador para verificar o melhor local, e inclusive perguntar a um técnico antes da compra se o local pensado é mesmo o mais adequado, tendo em vista a necessidade de estar próximo de pontos de esgotamento de água.
Não que a instalação seja complicada, talvez você mesmo possa providenciar a instalação. Mas é bom se informar antes para evitar surpresas – desagradáveis, como gastos que não estavam previstos e até mesmo impossibilidade de instalação – depois da máquina comprada.
O único pinto negativo é qdo se tem um defeito, eu estou a meses na saga para tentar descobrir o que acontece com linha Electrolux le08b, era muita espuma, descobri que era por causa do dispenser do líquido secante, daí não coloquei mais e resolveu, agora o problema é os jatos de água que parecem mais fracos que o normal, tanto que no ciclo delicado a hélice de cima nem gira…Nenhum técnico sabe, já me cobraram 400 reais depois de condenar o motor e não é o motor, se for pagar por cada reparo é o preço de uma nova. Ou a gente faz o trabalho ou gasta horrores, e sigo na luta atrás da solução do problema, ou terei que comprar outra..m
Tentou verificar.o nível de água nela? Se perceber que cesta muito raso, pause e coloque alguns copos de água. Se resolver, pense na alimentação de água da máquina: mangueira dobrada, bomba d’água dela, etc. Verifique tb o item limpeza das pas giratórias. Espero ter ajudado.
Tentou verificar.o nível de água nela? Se perceber que está muito raso, pause e coloque alguns copos de água nela. Feche a tampa e prossiga a lavagem. Se resolver, pense na alimentação de água da máquina: mangueira dobrada, bomba d’água dela, etc. Verifique tb o item limpeza das pas giratórias. Espero ter ajudado.