Você precisa presentear alguém e está pensando se uma lava-louça é um bom presente? Alguém que vai casar, morar sozinho ou ganhar um bebê gostaria de ganhar uma máquina como essa? Saiba mais sobre as vantagens do aparelho, possibilidades e características desse tipo de equipamento.
Uma lava-louça é um bom presente?
Um casal de amigos vai casar e você não sabe o que dar de presente. Ou um amigo solteiro vai finalmente sair da casa dos pais. E tem aqueles amigos que já estão juntos há um tempo e agora estão esperando o primeiro filho, ou ainda a família vai aumentar mais. Será que ocasiões como essas tornam uma lava-louça um bom presente?
Grande aliada
Uma lava-louça é sim um bom presente. Um ótimo presente. Imagine só precisar tirar o resto dos alimentos dos pratos e a máquina fazer todo o resto: devolvendo tudo limpo e seco.
Essa é a grande vantagem de ter uma lava-louça: poupa o seu tempo. Mas não é a única.
Uma lava-louça também ajuda na economia de água, pois gasta muito menos que uma lavagem manual. Pode economizar energia se bem utilizada e ainda é incrivelmente eficaz na higienização, pois a louça sai praticamente esterilizada com a lavagem de até 70º.
E não é só isso: acidentes de quebra de pratos são muito mais difíceis de ocorrer na lavagem mecânica do que na manual. Após lavar na máquina, basta guardar, enquanto manualmente é possível haver escorregões durante a lavagem ou secagem.
Instalação e espaço
Certo, aqui é preciso ter cuidado. Você vai precisar conhecer um pouco mais da casa de quem você quer presentear para ver se o tipo de lava-louça é adequado, tanto em relação aos ciclos e serviços como principalmente em relação ao tamanho. Senão, em vez de bom presente, vira presente de grego.
É importante pensar na entrada e saída de água, e a instalação também deve ser feita em um local que não tenha exposição a raios solares ou chuva.
Da mesma forma, ela deve ficar nivelada, colocada em uma superfície plana, de modo que fique com os seus pés apoiados, para evitar que haja trepidações, além de ruídos ou mesmo vazamentos.
Pode ser que necessite fazer algumas adaptações e até contar com alguns acessórios. Por isso, é recomendado pesquisa antes de adquirir o aparelho, para não ter surpresas desagradáveis e gastos extras depois.
Há muitos modelos que contam não só com manuais mas também com vídeos e tutoriais para ajudar na instalação. Mas, caso ache complicado ou não queira correr o risco de errar, chame um profissional.
Lava-louça de embutir
Uma das possibilidades é uma lava-louça de embutir. Ela pode ficar muito mais bonita em uma cozinha. É muito mais que um bom presente! Ainda mais hoje, quando as cozinhas muitas vezes estão integradas em forma de cozinha americana, ou em outros espaços ligados, como churrasqueiras e áreas de lazer.
Há diversos modelos à disposição no mercado.
Que outros aparelhos podem ser planejados? Um forno elétrico, um micro-ondas, uma geladeira, todos esses eletrodomésticos podem ficar encaixados em nichos integrados aos armários.
Depois, uma mesa com um cooktop pode completar o ambiente. Ou pode ter um fogão logo ao lado. Não esqueça da coifa para deixar a cozinha sem odores, em especial se aberta para a sala de estar.
Praticidade
Ter uma lava-louça de embutir, além de economizar espaço, garante praticidade no cotidiano na cozinha. Há diversos modelos com ciclos e serviços diferenciados, com diversos acabamentos.
Como ao embutir máquina será colocada em um espaço feito especialmente para ela, não irá nem ocupar espaço em cima da pia, nem ficar longe e passando canos para desaguar a água. Tudo acontece de forma automática conforme o planejamento e instalação.
Mas também é possível optar por modelos de bancada, que basta instalar em cima.
Água e energia
Uma lava-louça pode economizar cerca de 75 l/dia e até mesmo 26 mil litros ao ano. Não é pouca coisa, pois o que acontece é que evita desperdícios, tempo de torneira aberta de forma desnecessária, etc.
Afinal, é uma máquina, pensada e desenvolvida para otimizar o uso da água, liberando e fechando as saídas de forma a não desperdiçar. Já o ser humano pode esquecer de desligar a torneira enquanto ensaboa e deixar litros de água escoarem sem a menor necessidade.
Além disso, seus processos internos vêm sendo otimizados ao longo dos anos para minimizar também os gastos com energia. Nem todo processo necessita, por exemplo, de pré-lavagem ou água na maior temperatura.
Vamos pegar o exemplo de uma máquina de 8 serviços. Ela pode economizar, em média, cerca de 85% de água. Ao lavar a louça à mão, você vai gastar, em média, pelo menos 60,70 litros. Isso não esquecendo de fechar a torneira. Já uma lava-louças o gasto de água cai para impressionantes 8 litros.
E, da mesma forma, há o mito do custo da conta de luz. As lava-louças são eletrodomésticos de última geração, com certificação pelo Inmetro, gerando um consumo cada vez menor de energia: em torno de 1,4 kWh por ciclo.
Não sei se pode lavar panelas
Muitas pessoas acreditam, até por ouvirem outras falar, que não pode para lavar panelas em máquinas de lavar louça. Mas não é bem assim. A maior parte desses eletrodomésticos hoje conta com diversos serviços, divisórias e ciclos de lavagem variados. Tudo para atendam a diversas demandas, desde louças delicadas até panelas.
Ah, mas dá para lavar qualquer tipo de panela? A resposta é: depende. Os fabricantes informam que sim, que as panelas em geral podem ser lavadas na máquina de lavar louça. Mas a questão é que, embora o utensílio possa ser lavado nessas máquinas, pode acontecer ser que ele seja lavado, mas que perca características importantes.
Por exemplo, se a sua panela for de teflon, ou esmaltada, há relatos de que o esmalte e o teflon vão soltando com o uso e as lavagens.
Por isso, o ideal é que as panelas sejam de inox ou vidro temperado, que não terão esse problema.