Você já se perguntou como funciona uma lava-louça? O processo é bem mais simples do que parece, com jatos fortes de água quente que lavam as louças colocadas dentro do aparelho. Mas tem algumas particularidades que tornam o processo mais eficiente e também a manutenção mais eficaz. Conheça esses processos e saiba como funciona uma lava-louça.
Como funciona uma lava-louça?
Antes de saber como funciona uma lava-louça, é importante que você saiba que deve pensar na sua instalação. O local escolhido deve considerar saída de água, fonte de energia elétrica e, é claro, o espaço para o aparelho.
Depois, saiba que embora os processos sejam basicamente os mesmos sempre, há ciclos diferentes que devem ser considerados, pois eles existem para aproveitar melhor a água e a energia e lavar conforme a quantidade de louça e dificuldade de lavagem.
A lavagem na lava-louça
As máquinas lava-louças fazem a lavagem a partir de jatos de água quente, que podem chegar a 70º C. Esses jatos dissolvem o sabão e também a sujeira. Durante essa lavagem esses mesmos jatos acontecem várias vezes, aproveitando o sabão, conforme cada ciclo escolhido. Pode parecer que não, mas esse processo otimiza a quantidade de água utilizada e resulta em maior economia. A lavagem manual gasta muito mais água.
Quando os jatos atingem os pratos para realizar a lavagem, a posição e o ângulo, e até o diâmetro das louças colocadas no aparelho, fazem a diferença.
Posição da louça na máquina
A posição da louça na máquina importa muito. Por isso é importante ler o manual para sabr como posicionar determinados tipos de utensílios, para aproveitar melhor o ciclo e a lavagem. Isso é algo que depois se torna automático, você acostuma e usufrui do melhor da sua máquina.
O que pode lavar na máquina
Uma lava-louças é feita para limpar e lavar pratos, talheres, copos, principalmente, mas também é possível lavar panelas e outros utensílios maiores, como panelas. Basta conferir as recomendações de detergentes e ciclos de lavagem conforme a quantidade e tipo de louça.
Algumas facas e utensílios delicados ou com películas protetoras podem não ter a indicação de ser lavados em lava-louças, mas isso é algo que você pode conferir nas instruções de cada fabricante.
O que a máquina faz sozinha
Sem que você faça mais nada, depois de colocar a louça e escolher o ciclo, a máquina vai encher-se de água, aquecer até a temperatura adequada para o serviço, selecionar o recipiente de detergente e lançar os jatos de água para realizar a limpeza das louças.
Ela também drena a água suja e faz o enxágue dos pratos, drenando novamente.
É possível também secar a louça na máquina, basta selecionar esta opção. Se preferir, no entanto, pode deixar para secar do lado de fora, economizando energia.
As próprias lava-louças possuem sensores que conferem todo o processo para que ele seja completo e aconteça sem erros. Um timer ajuda a acompanhar a duração do ciclo.
A máquina pode decidir
Caso esteja em dúvida em relação ao ciclo de lavagem, a lava-louças pode “decidir” por você. É o ciclo automático. Nesse caso, os sensores irão fazer uma avaliação sobre o quanto de louça foi inserida, qual a quantidade de itens e assim vai regular a temperatura, a água e o tempo de lavagem de forma automática.
Existem vários ciclos. Além do automático, há o ciclo curto ou básico, para quando houver pouca louça e sujeira leve. É uma lavagem mais rápida que não demanda água tão quente. O ciclo econômico parte de um princípio semelhante, mas aumenta um pouco o tempo e a temperatura da água. O intensivo já considera mais restos de comida e utensílios mais pesados, como panelas, e temperatura mais alta. Já o ciclo delicado é para vidros e porcelanas, utensílios frágeis e delicados, como diz o nome do próprio ciclo.
Tudo isso vem bem explicadinho em cada manual de lava-louça que você encontrar no mercado, desde que sejam de marcas reconhecidas.
Basta conhecer um pouco sobre os ciclos nos primeiros usos, depois você pega o jeito e usa de forma muito fácil.
Serviços de uma máquina lava-louça
Você sabe o que são serviços de lava-louça? Eles estão relacionados diretamente à capacidade da sua máquina. Na hora de comprar você vai ouvir falar desta informação e é bom saber como funciona. Existem modelos com 6, 8, 10 e também 14 serviços. Veja mais aqui como funciona o sistema de serviços de uma lava-louça.
Um tipo bem comum de serviço de uma lava-louça é o de café da manhã. Neste caso a máquina considera as louças desta refeição como sendo um prato, uma xícara, um pires, uma faca e uma colher. Da mesma forma acontece com outras refeições, como jantar, almoço e outras ocasiões. Em casa uma delas a lava-louça vai considerar uma certa quantidade de louça envolvida.