Pode lavar panelas em lava-louça? Tenha 100% de certeza na hora de comprar

Já pensou em adquirir uma máquina lava-louça, mas aí bateu aquela dúvida: mas e pode lavar panelas? Pois então, calma, fique tranquilo. Aqui você vai resolver de vez a sua dúvida para poder fazer sua compra sossegado.

Quero comprar uma lava-louça mas não sei se pode lavar panelas

Muitas pessoas acreditam, até por ouvirem outras falar, que não pode para lavar panelas em máquinas de lavar louça. Mas não é bem assim. A maior parte desses eletrodomésticos hoje conta com diversos serviços, divisórias e ciclos de lavagem variados. Tudo para atendam a diversas demandas, desde louças delicadas até panelas.

 

pode lavar panelas

Tipos de panelas

Ah, mas dá para lavar qualquer tipo de panela? A resposta é: depende. Os fabricantes informam que sim, que as panelas em geral podem ser lavadas na máquina de lavar louça. Mas a questão é que, embora o utensílio possa ser lavado nessas máquinas, em vez do problema de não lavar,  pode acontecer ser que ele seja lavado, mas tão bem, que perca características importantes.

Por exemplo, se a sua panela for de teflon, ou esmaltada, há relatos de que o esmalte e o teflon vão soltando com o uso e as lavagens.

Por isso, o ideal é que as panelas sejam de inox ou vidro temperado, que não terão esse problema.

O mesmo vale para frigideiras. Elas são temperadas com óleo, isso é feito para prevenir a ferrugem. Lavá-las na máquina lava-louça vai gradualmente danificando essa camada de proteção.

Dicas para lavar panelas na máquina de lavar louça

Seja qual for o tipo de panela, mas com preferência para as já citadas, o ideal é que elas sejam colocadas dentro da máquina sempre com a sua boca virada para o lado de baixo. E que fiquem levemente inclinadas, de forma que não se acumule água durante a lavagem. Também é importante utilizar o espaço indicado, não colocando no cesto de cima. E nem empilhando panelas, uma em cima da outra. 

Mitos e verdades

Ciclo pesado ou intensivo

O ciclo pesado ou intensivo – o termo vai variar entre uma marca e outra – é justamente um ciclo pensado para a lavagem mais exigente. Isso vale tanto para panelas como louças mais sujas. A quelas em que embora você tenha tirado o excesso de restos de comida, ainda ficou alimento grudado.

Isso vale para pratos, talheres ou copos. As lavadoras podem oferecer limpeza, enxágue e secagem, a cerca de 70 °C. Eventualmente você pode ter que colocar produtos extras de limpeza.

Vai gastar mais água lavar panelas na máquina?

Ao contrário, ao usar uma máquina de lavar louça, você usa menos água e menos energia também. Uma lava-louça pode economizar cerca de 75 l/dia e até mesmo 26 mil litros ao ano.

Não é pouca coisa, pois o que acontece é que evita desperdícios, tempo de torneira aberta de forma desnecessária, etc.

Também fica melhor se você colocar as peças maiores na parte traseira e lateral da máquina. A água, assim como o detergente, devem estar ao alcance de outros pratos.

Já aqueles pratos mais sujos devem ser dispostos no centro para receber maior exposição e pulverização.

Lava-louça

O detergente também é algo que pode ser economizado, pois as máquinas em geral contam com um sistema que evita os desperdícios.

E, se manualmente, em geral, gastamos mais água, imagine com uma panela. Em que você pode ficar muito tempo esfregando, enxaguando, correndo o risco de deixar mais tempo que o necessário a torneira aberta. Tudo isso é feito de forma otimizada em uma máquina de lavar louça.

Quer mais economia, nesse caso, de energia? Não use a secagem, apenas a lavagem da máquina. Seque naturalmente e com o pano de prato.

Conservação da sua máquina de lavar louça

Não basta saber se é possível lavar panelas em lava-louça, é preciso também cuidar bem da máquina de lavar para que ela dure mais e trabalhe direitinho.

Muitas pessoas não têm os cuidados básicos e depois colocam a culpa na máquina quando ela não consegue fazer bem o serviço.

Para que o funcionamento da máquina ocorra normalmente, e lave toda a sua louça, é preciso entender e utilizar o ciclo correto de lavagem para o seu caso. Não adianta encher a máquina de louças com muitos resíduos de comida e utilizar um ciclo rápido ou econômico, por exemplo. Aí o problema não é a panela, é quem escolheu o ciclo errado.

Sempre que for lavar panelas ou louças que ficaram engorduradas, é preciso escolher um ciclo adequado, mais pesado. Já se forem apenas talheres, pratos e taças sem resíduos grudados, pode ser escolhido um ciclo leve ou delicado. 

Mitos e verdades

Organização dentro da máquina

Também é importante não empilhar as louças, colocando tudo separado e organizado para que a água e o sabão – não esqueça de usar a quantidade certa, que vai até ajudar a economizar – possam lavar bem. 

Não é preciso lavar nada antes de colocar a louça na máquina. Hoje em dia isso não é mais necessário. Porém, é claro que não dá para colocar pratos cheios de comida lá dentro, que além de sujar a parte interna, pode entupir  máquina.

Mesmo com a retirada do excesso, pode ser bom acrescentar água. Caso não vá começar imediatamente a lavagem, é interessante usar o sistema de pré-lavagem. Nesse caso, ele vai evitar o ressecamento da sujeira e a lavagem acontece mais facilmente. 

Limpeza da máquina

Entenda: as máquinas de lavar louça contam com filtros para os resíduos de comida. Mas eles não fazem milagre. Além da retirada de excessos, é importante limpar esse filtro. Senão, vai entupir. É preciso, portanto, limpar a máquina de lavar, do contrário, as louças vão começar a sair sujas também.

Acompanhe no manual da sua máquina de lavar como efetuar a limpeza interna do produto para manter as funções originais e a higiene do aparelho. Siga sempre as recomendações indicadas pelo fabricante quanto ao que utilizar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *