Como funciona a limpeza de uma lava-louças

Todo mundo sabe que uma máquina de lavar louça serve para… deixar a louça limpa, não é mesmo? Mas e como funciona a limpeza de uma lava-louças? Sim, pois para manter algo limpo, é preciso estar limpo também, ou a sujeira vai passar para os pratos, talheres e outros utensílios. Se você nunca havia pensado nisso, chegou a hora de saber mais sobre o assunto.

Como funciona a limpeza de uma lava-louças?

A primeira coisa que você precisa entender antes de saber como funciona a limpeza de uma lava-louças é que não, ela não é limpa automaticamente ao lavar a louça da sua casa, mesmo que água quente e detergente estejam envolvidos no processo. 

Com o passar do tempo e do uso, as máquinas acabam acumulando sujeira e precisam ser limpas de forma específica. É possível que ela comece a exalar um odor desagradável ou que não limpe de forma correta a louça se ela não for limpa. 

Além disso, é possível que restos de comida comecem a ficar presos na máquina, grudados em laterais ou na porta. Ou seja, além de não cumprir com o seu objetivo principal, que é higienizar, ainda pode acabar fazendo mal à sua saúde.

Lava-louça

Processo é simples

Não precisa se apavorar: a limpeza de uma lava-louças é algo simples. O que você vai precisar é basicamente de um paninho ou esponja macia, sabão, um copo e duas xícaras de vinagre branco e de suco de limão.

Lembre-se de que a máquina deve estar vazia quando você for fazer o processo de limpeza. 

Tire também tudo o que for removível de dentro da máquina e comece com uma limpeza superficial, retirando o que você consegue ver de sujeira com o pano. Também é possível usar escovas macias na limpeza.

Detergente

Limpe tudo que você retirou, os suportes e eventuais filtros. Verifique se não ficou nada preso, nem sujeira e nem mesmo talheres. Nesta fase, use o detergente. A seguir, limpe tudo com vinagre.

Lavagem com vinagre

Coloque a quantidade indicada de vinagre em um recipiente que fique na parte superior da máquina e faça uma lavagem no ciclo mais longo. Isso irá matar germes e tirar manchas. Além de barato, o vinagre não faz mal à saúde, diferente de produtos mais fortes de limpeza.

Alvejantes não são indicados nem para a sua saúde nem para a da máquina, especialmente no caso de interiores de aço inoxidável. 

O cheiro de vinagre pode ser retirado com um novo ciclo, desta vez usando o limão.

limpeza

Ampliando o tempo entre as limpezas

Sabemos que quem adquire uma máquina de lavar louça é porque não quer lavar a louça, mas retirar o excesso de comida e gordura antes de colocar na máquina não tira pedaço de ninguém e ainda amplia a vida útil do produto e aumenta o tempo em que limpezas maiores serão necessárias.

Isso pode ser feito com aquele guardanapo que você utilizou ou com uma folha de papel toalha diretamente no lixo. Mais um pouquinho com uma água corrente e até fervente antes de colocar tudo dentro da máquina.

Prazo

É claro que um prazo para uma limpeza geral é muito relativo. Depende do uso e da forma de utilização e cuidados prévios. Mas, se você for cuidadoso, é possível fazer esse procedimento geral uma vez por mês.

Vá observando após o uso como fica a máquina e não deixe acumular, para não começar a passar sujeira para a louça. Afinal, aí o objetivo principal da máquina vai deixar de ser cumprido, e não será culpa dela.

Mitos e verdades

Dica extra

Uma dica que ajuda na preservação da sua máquina é deixar que ela seque de forma natural. Deixe a porta aberta para o ar fazer o trabalho. Isso evita fungos e bactérias. Basta uma hora de abertura.

Economia de água e energia 

Quando você conserva melhor a sua máquina de lavar louça você também aproveita melhor a água e a energia elétrica. Uma atitude econômica e sustentável. 

Usando bem a sua lava-louça, você economiza mais água com ela do que em lavagens manuais. São litros e litros de economia. Parte dessa economia é com você: além de retirar restos, usar os ciclos adequados é vital. Nada de colocar pouca louça na máquina toda hora, pois desperdiça trabalho – e gasta mais água e energia.

gasta muita energia elétrica?

A lava-louça e a energia elétrica

As lava-louças são cercadas de mitos, do que pode ou que não pode lavar, que gastam muita água e muita energia. Mas não é bem assim. Na prática, elas talvez não sejam mesmo eletrodomésticos baratos, mas economizam água absurdamente e gastam muito menos energia do que um chuveiro elétrico.

Vamos pegar o exemplo de uma máquina de 8 serviços. Ela pode economizar, em média, cerca de 85% de água. Ao lavar a louça à mão, você vai gastar, em média, pelo menos 60,70 litros. Isso não esquecendo de fechar a torneira. Já uma lava-louças o gasto de água cai para impressionantes 8 litros. 

E, da mesma forma, há o mito do custo da conta de luz. As lava-louças são eletrodomésticos de última geração, com certificação pelo Inmetro, gerando um consumo cada vez menor de energia: em torno de 1,4 kWh por ciclo. 

Panelas e ciclo pesado

O ciclo intensivo ou pesado – confira a terminologia em cada modelo ou marca – é o mais indicado para lavagem de panelas e outros utensílios mais sujos. Os casos de restos de comida grudados em pratos, talheres ou copos também são indicados para esse tipo de ciclo. Mas, como já vimos, o ideal é retirar o excesso antes.

As lavadoras podem oferecer limpeza, enxágue e secagem, a cerca de 70°C – mas lembre que a secagem, sim, gasta muita energia. E, eventualmente, você pode ter que colocar produtos extras de limpeza.

Porém, talvez você tenha panelas de materiais que podem até ficar limpos, mas eles podem também ser danificados, por características e demandas de cuidado próprias, então o recomendado é ler o manual ou as recomendações do próprio utensílio.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *