Comprei frutas e verduras: dá pra lavar alimentos na lava-louça? Em tempos de pandemia e necessidade de lavar tudo que chega da rua, inclusive as compras, quem já não se perguntou isso? Saiba aqui se isso é indicado, quais os riscos e indicações para lavar corretamente os alimentos e garantir uma alimentação saudável.
Dá pra lavar alimentos na lava-louça?
Lavar alimentos na máquina de lavar-louça poderia ser uma ótima dica para economizar tempo higienizando eles, especialmente quando consideramos a quantidade de vírus e germes que andam por aí. O fato é que lavar os alimentos que chegam do supermercado é uma rotina higiênica e saudável.
Esse verdadeiro ritual, de lavar alimentos quando chegam, na verdade, sempre foi indicado. Afinal, os alimentos passam por várias mãos até chegar às nossas casas. Então, que tal incorporar essa rotina de vez, mesmo quando a pandemia passar? Só que aí surge aquela dúvida: dá pra lavar alimentos na lava-louça?
Ah, quem não quer se livrar dessa tarefa chata, não é mesmo? Um verdadeiro sonho de consumo.
Seria tão bom, colocar tudo ali e pegar tudo limpinho logo depois… mas essa é mesmo uma boa ideia? Descubra se esse desejo pode se tornar realidade.
Temperatura da água: como lavar alimentos em segurança
Talvez você nem tenha se dado conta, mas a máquina lava-louça lava usa água muito quente, até 70ºC, para higienizar a louça, fazendo uma verdadeira esterilização.
Bem, até aí, tudo bem. Mas e qual o mal de lavar um alimento nela?
Se você quiser um alimento cozido, pode até ser que não seja um problema muito gr ande, mas acho que você só queria lavar, e não cozinhar na máquina lava-louça, não é mesmo?
E tem outra coisa: as propriedades do alimento começam a ser perdidas, além dele poder se desmanchar.
É, a dúvida sobre se dá pra lavar alimentos na lava-louça começa a ser resolvida. Mas não é só a temperatura a questão.
Sabão de uma lava-louça: pode usar em alimentos?
E o sabão de uma máquina, é bom? Se for com água fria, dá pra lavar alimentos na lava-louça?
Bem, a questão é que nem sempre a máquina consegue usar água fria. Há relatos de quem já tentou e mesmo desmarcando a água quente os alimentos saíram levemente cozidos.
E além disso, o sabão de máquina é diferente do que costumamos usar, feito para uma lavagem que depois irá retirar os resíduos com a alta temperatura da água. Por isso, os alimentos, em vez de limpos, sairão contaminados, não por sujeira, mas por sabão.
Aí o risco é de intoxicação, que pode ser tão grave quanto outros problemas de higiene.
Como eu lavo os alimentos então?
Para limpar e desinfetar com segurança os alimentos, o ideal é usar produtos feitos para isso. A água sanitária é bastante usada e recomendada, por conter hipoclorito de sódio.
Só é preciso ter cuidado para usar a quantidade certa em relação à porção de água, consulte conforme o alimento para não deixar resíduos. É preciso diluir o hipoclorito de sódio em água potável, sob risco de intoxicação. Também pode ser necessário deixar um tempo de molho.
O mais recomendado é misturar 1 colher de sopa ou em torno de 15ml de água sanitária em 1 litro de água e deixar de molho os alimentos por cerca de 10 minutos antes de enxaguar e lavar com água corrente. Há outros produtos no mercado que também cumprem essa finalidade.
E a louça, pode ir toda para a lava-louça?
A maior parte, sim: pratos, copos, talheres e até panelas podem ir na lava-louça. Mas atenção para alguns materiais mais sensíveis e para os ciclos adequados de lavagem.
Facas profissionais, “chef”, podem perder o fio na lavagem, e aqueles utensílios plásticos podem se deformar. Por isso o ideal é louça, mesmo.
As panelas podem ser lavadas, desde que – assim como no caso dos pratos – os restos de alimentos sejam colocados no lixo antes.
Além disso, os ciclos são muito importantes. Se é pouca louça, escolha um ciclo rápido. Se o material é sensível, use o ciclo delicado. No caso de panelas, use o ciclo pesado e completo.
Não coloque a culpa na lava-louça
Nada de entupir a máquina lava-louça e colocar no ciclo rápido porque está com pressa. Ela não vai lavar bem e você vai colocar a culpa nela, mas na verdade a culpa será sua…
Consulte o manual e conte com a ajuda da lava-louças para diversas refeições, só não vale cozinhar nela… e bom proveito!
Consultando as instruções no início, depois você pega o jeito e nem vai precisar mais olhar, vai saber direitinho a quantidade para cada ocasião.
Economia de água
A máquina lava-louça também é aliada na economia de água. Sabe aquela hora de esfregar em que você esqueceu de fechar a torneira? Na lava-louça, isso não acontece, ela calcula direitinho que vai precisar para lavar e enxaguar e dispensa o que usou. Uma ótima notícia para o seu bolso e para o meio ambiente.