Dá pra lavar alimentos na lava-louça?

Comprei frutas e verduras: dá pra lavar alimentos na lava-louça? Em tempos de pandemia e necessidade de lavar tudo que chega da rua, inclusive as compras, quem já não se perguntou isso? Saiba aqui se isso é indicado, quais os riscos e indicações para lavar corretamente os alimentos e garantir uma alimentação saudável.

Dá pra lavar alimentos na lava-louça?

Lavar alimentos na máquina de lavar-louça poderia ser uma ótima dica para economizar tempo higienizando eles, especialmente quando consideramos a quantidade de vírus e germes que andam por aí. O fato é que lavar os alimentos que chegam do supermercado é uma rotina higiênica e saudável.

Esse verdadeiro ritual, de lavar alimentos quando chegam, na verdade, sempre foi indicado. Afinal, os alimentos passam por várias mãos até chegar às nossas casas. Então, que tal incorporar essa rotina de vez, mesmo quando a pandemia passar? Só que aí surge aquela dúvida: dá pra lavar alimentos na lava-louça?

Ah, quem não quer se livrar dessa tarefa chata, não é mesmo? Um verdadeiro sonho de consumo.

Seria tão bom, colocar tudo ali e pegar tudo limpinho logo depois… mas essa é mesmo uma boa ideia? Descubra se esse desejo pode se tornar realidade.

Temperatura da água: como lavar alimentos em segurança

Talvez você nem tenha se dado conta, mas a máquina lava-louça lava usa água muito quente, até 70ºC, para higienizar a louça, fazendo uma verdadeira esterilização.

Bem, até aí, tudo bem. Mas e qual o mal de lavar um alimento nela? 

Se você quiser um alimento cozido, pode até ser que não seja um problema muito gr ande, mas acho que você só queria lavar, e não cozinhar na máquina lava-louça, não é mesmo? 

E tem outra coisa: as propriedades do alimento começam a ser perdidas, além dele poder se desmanchar.

É, a dúvida sobre se dá pra lavar alimentos na lava-louça começa a ser resolvida. Mas não é só a temperatura a questão.

Sabão de uma lava-louça: pode usar em alimentos?

E o sabão de uma máquina, é bom? Se for com água fria, dá pra lavar alimentos na lava-louça?

Bem, a questão é que nem sempre a máquina consegue usar água fria. Há relatos de quem já tentou e mesmo desmarcando a água quente os alimentos saíram levemente cozidos.

E além disso, o sabão de máquina é diferente do que costumamos usar, feito para uma lavagem que depois irá retirar os resíduos com a alta temperatura da água. Por isso, os alimentos, em vez de limpos, sairão contaminados, não por sujeira, mas por sabão. 

Aí o risco é de intoxicação, que pode ser tão grave quanto outros problemas de higiene.

Como eu lavo os alimentos então?

Para limpar e desinfetar com segurança os alimentos, o ideal é usar produtos feitos para isso. A água sanitária é bastante usada e recomendada, por conter hipoclorito de sódio.

Só é preciso ter cuidado para usar a quantidade certa em relação à porção de água, consulte conforme o alimento para não deixar resíduos. É preciso diluir o hipoclorito de sódio em água potável, sob risco de intoxicação. Também pode ser necessário deixar um tempo de molho.

O mais recomendado é misturar 1 colher de sopa ou em torno de 15ml de água sanitária em 1 litro de água e deixar de molho os alimentos por cerca de 10 minutos antes de enxaguar e lavar com água corrente. Há outros produtos no mercado que também cumprem essa finalidade.

E a louça, pode ir toda para a lava-louça?

A maior parte, sim: pratos, copos, talheres e até panelas podem ir na lava-louça. Mas atenção para alguns materiais mais sensíveis e para os ciclos adequados de lavagem.

Facas profissionais, “chef”, podem perder o fio na lavagem, e aqueles utensílios plásticos podem se deformar. Por isso o ideal é louça, mesmo. 

As panelas podem ser lavadas, desde que – assim como no caso dos pratos – os restos de alimentos sejam colocados no lixo antes.

Além disso, os ciclos são muito importantes. Se é pouca louça, escolha um ciclo rápido. Se o material é sensível, use o ciclo delicado. No caso de panelas, use o ciclo pesado e completo.

Não coloque a culpa na lava-louça

Nada de entupir a máquina lava-louça e colocar no ciclo rápido porque está com pressa. Ela não vai lavar bem e você vai colocar a culpa nela, mas na verdade a culpa será sua…

Consulte o manual e conte com a ajuda da lava-louças para diversas refeições, só não vale cozinhar nela… e bom proveito!

Consultando as instruções no início, depois você pega o jeito e nem vai precisar mais olhar, vai saber direitinho a quantidade para cada ocasião.

Economia de água

A máquina lava-louça também é aliada na economia de água. Sabe aquela hora de esfregar em que você esqueceu de fechar a torneira? Na lava-louça, isso não acontece, ela calcula direitinho que vai precisar para lavar e enxaguar e dispensa o que usou. Uma ótima notícia para o seu bolso e para o meio ambiente.

 

Como dividir as tarefas com uma lava-louça

Você está pesquisando para comprar mas não sabe como dividir as tarefas com uma lava-louça? Acha que depois de levar pra casa a família vai achar que não precisa fazer nada e deixar tudo para você – e para a máquina? Pode até ser, se você deixar. Veja como dividir as tarefas de casa com uma lava-louça.

Lava-louça: como aproveitar o máximo da sua máquina

Não é porque você comprou uma lava-louça que ninguém mais vai fazer sua parte na cozinha. Afinal, os pratos não entram sozinhos na máquina, não é mesmo? Então veja aqui como dividir as tarefas com uma lava-louça e não ficar sobrecarregado com algo que veio para ajudar.

A máquina lava-louça veio para ajudar

Uma lava-louça é um eletrodoméstico feito para facilitar a sua vida. Se você mora sozinho, vai tirar os restos de comida que ficaram no prato em um lixinho e colocar a louça dentro da máquina. Escolha o ciclo de lavagem conforme a quantidade – ciclo rápido para pouca louça, delicado para copos e louças finas, pesado para muitos pratos ou panelas, por exemplo.

Agora, se você mora com mais pessoas, não é porque adquiriu uma máquina que elas podem levantar da mesa e não fazer mais nada, não é mesmo? Então veja como dividir as tarefas com uma lava-louça.

Mais pessoas, mais ajuda

Se você mora com mais pessoas – amigos, família, companheiro ou companheira, filhos, veja como dividir as tarefas com uma lava-louça.

Uma opção é alguém ficar com toda a sequência e dividir outras tarefas da casa entre os demais, como tirar o pó, passar o pano de chão na casa, o aspirador, trocar lençóis, lavar a roupa, limpar a pia e o fogão ou limpar o banheiro.

Divida as tarefas do lava-louças em partes

Outra possibilidade é dividir cada tarefa em partes. No caso de uma lava-louça, é preciso primeiro tirar os pratos da mesa, colocar os restos de alimentos no lixo, colocar na máquina de forma correta. Nunca amontoar as louças, para não danificá-las e permitir o escoamento e lavagem correta. A escolha do ciclo deve ser feita conforme o tipo e quantidade de louça. 

Depois, é preciso secar – ou escolher essa função na máquina – e finalmente guardar a louça.

Ou seja, tem tarefas para pelo menos duas pessoas, dividindo em antes e depois da lavagem.

Se quiser, pode dividir em mais partes: uma pessoa tira a louça da mesa e coloca os restos fora. Outra coloca tudo dentro da máquina e escolhe o ciclo. E uma terceira retira e guarda, secando se precisar.

Crianças podem usar uma lava-louça? E utensílios de bebê na lava-louça / Como dividir as tarefas com uma lava-louça

Crianças podem usar uma lava-louça?

Essa é uma tarefa que só pode ter a participação de crianças com supervisão e conforme a idade. A louça pode quebrar, e a criança se cortar. E ainda tem objetos pontudos e cortantes envolvidos. Por isso, apenas crianças maiores podem participar.

Além disso, há eletricidade e calor envolvidos. É preciso cuidado na hora de tirar os objetos da máquina, para não se queimar.

Depois, na hora de guardar, pode haver altura envolvida, e não é uma boa ideia que uma criança suba num banquinho inseguro para guardar algo em um armário alto, por exemplo.

Então, divida as tarefas com essas coisas em mente.

Mas cada criança pode tirar do seu pratinho os restos de comida e colocar direto no lixo ou em um prato que reúna todos os restos para um adulto descartar depois. Se os pratinhos e utensílios forem de plástico, e ficarem ao seu alcance, pode ajudar a guardar depois.

Pode lavar de tudo na lava-louça?

Alguns materiais exigem cuidados especiais na hora de lavar. Facas tipo “chef” podem perder o fio, e utensílios de plástico podem ficar deformados pelas altas temperaturas da água – até 70º C – usadas na limpeza.

Além disso, cristais e louças muito sensíveis demandam de ciclos delicados e até mesmo de avaliação criteriosa sobre a pertinência de lavar esses objetos na máquina. Consulte o fabricante antes de arriscar.

Panelas podem ser lavadas na lava-louça, mas lembre-se de tirar bem os restos e escolher um ciclo pesado, completo, para que a limpeza seja eficaz.

Domésticas e lava-louças: preciso ter os dois?

Quem sabe é você qual a demanda de trabalho em casa para contar com uma doméstica e também com uma lava-louça. Fato é que sempre vai ter algo para limpar e mesmo com uma lava-louça você pode sim ter uma doméstica.

Ou seja, precisar, talvez não precise, mas, se você pode, por que não? Com a ajuda da lava-louça a profissional terá mais tempo livre para desempenhar outras tarefas e até para realizar o intervalo dela em um horário mais próximo do almoço, colocando a louça na máquina e retornando com ela já limpa.

É uma grande ajuda também para quem necessita de cuidadores, que podem se dedicar mais à tarefa do cuidado com idosos ou crianças que com as atividades domésticas relacionadas.

 

Como a lava-louças pode ajudar você na quarentena

Nunca a higiene foi tão importante, e aí vem a pergunta: como a lava-louças pode ajudar você na quarentena? De muitas formas, afinal, a lavagem e a higienização máxima é exatamente o que ela faz, com seu sistema que inclui água a até 70º C. 

Como a lava-louças pode ajudar você na quarentena?

Uma das dúvidas nesse período em que precisamos redobrar os cuidados com a higiene é como a lava-louças pode ajudar você na quarentena? 

Bem, vamos começar pelo óbvio: esta é uma máquina que lava com sabão a louça, e o sabão quebra o vírus circulante na pandemia.

Além disso, a máquina conta com um sistema de lavagem que inclui a água quente e a secagem, garantindo altas temperaturas que eliminam bactérias e quaisquer outras ameaças.

Lava-louças oferece mais segurança para quem come fora

Muita gente está trabalhando em home office, mas quem está trabalhando fora costuma levar comida de casa, ou pelo menos leva a louça para usar no trabalho, pedindo almoço por tele-entrega. Depois tem que lavar, não é mesmo?

Você pode fazer uma pré-lavagem no local de trabalho, para não andar com os restos de comida no potinho e utensílios, garfos, facas, pratos, e depois fazer a lavagem completa, quando chega em casa.

Assim você reduz os riscos de contaminação, já que vai fazer a alimentação em um local externo e usar as mãos para manusear os objetos.

Cozinha compartilhada, perigo multiplicado

Muita vezes cozinhas compartilhadas contam com esponjas, panos de prato, detergentes ou escorredores de uso comum, e o ideal é levar seu próprio material ou lavar tudo de novo em casa.

Afinal, não é só a Covid-19 que circula por aí: há bactérias, fungos e outros perigos invisíveis que você pode evitar tomando cuidado com onde toca e com a higiene. Inclusive dos potinhos que você usa ou de talheres para desfrutar de algum delivery.

Ao colocar na geladeira sua marmita, por exemplo, outras pessoas podem tocar nela para arredar e buscar outro objeto e deixar o exterior contaminado. Na hora, você usa álcool gel. Em casa, higieniza na lava-louça e deixa tudo pronto para o dia seguinte.

Garanta mais segurança quando receber visitas

Uma outra forma sobre como a lava-louças pode ajudar você na quarentena é usando a máquina para higienizar utensílios que outras pessoas de fora da casa tenham utilizado.

Sabemos que não é o momento de receber visitas, mas eventualmente elas acontecem, e lavando a louça com a máquina de lavar você garante esterilização de toda a louça.

Aí, se receber um parente, além de usar máscara, álcool gel e sentarem um pouco mais longe um do outro, você consegue garantia de uma louça segura caso ele tenha ficado para jantar, tomado água ou usado qualquer outro utensílio.

O mesmo vale para pessoas que forem fazer serviços em sua casa, que também podem pedir água ou usar alguma ferramenta de cozinha que possa ser lavada na máquina depois.

É segurança para você e para quem vai na sua casa também.

Como a lava-louças pode ajudar você na quarentena

Lava-louças ajuda a proteger sua família do coronavírus

Sabe como a lava-louças pode ajudar você na quarentena? Protegendo sua família. 

Lavando a louça com a máquina você esteriliza tudo e garante mais segurança para familiares, em especial os do grupo de risco.

Alguém certamente sai de casa para fazer as compras, mesmo que eventualmente. Outros podem seguir com trabalhos externos. 

Com uma máquina lava-louça você protege idosos, pessoas com doenças crônicas, que vão ter acesso a utensílios sempre higienizados.

E se alguém estiver doente?

Se alguém na sua família ou você mesmo ficar doente, isolar os utensílios utilizados por quem está se recuperando dos demais é fundamental, para que a doença não se espalhe. Então, mais uma vez, a lava-louças ajuda você na quarentena a manter a saúde e a segurança de todos, evitando que mais pessoas fiquem doentes.

Isso não vale somente para os utensílios usados para alimentação, por isso considere também uma máquina de lavar roupas que tenha sistema de água quente, como uma lava e seca, para lavar as roupas de pessoas doentes de forma segura e separada das outras.

Conheça os cuidados necessários com a lava-louças

Uma lava-louças é ótima, mas não faz milagres: você também precisa fazer a sua parte.

Escolha o ciclo certo para cada necessidade, um delicado para copos de vidro, em especial no caso de taças, ou pesado para quando for lavar panelas.

Escolha o ciclo não só conforme o tipo de louça, mas considere também a quantidade. 

Se são poucas peças, pode ser uma lavagem rápida. Senão, um ciclo completo pode ser mais indicado.

Defina o melhor ciclo conhecendo o manual da sua máquina lava-louça e garanta mais economia de água e energia – a máquina já faz a parte dela, evitando desperdício em relação à lavagem manual. Ela não “esquece” a torneira aberta, por exemplo, economizando litros de água por dia.

Viu como a lava-louças pode ajudar você na quarentena?