As lava-louças são grandes aliadas. E para utilizá-las bem, é preciso usar detergentes para lava-louças específicos. É isso mesmo, não é qualquer sabão que pode ser utilizado. Mas para continuar limpando bem e cumprindo seu papel, é importante saber utilizar bem a máquina e também mantê-la limpa para ela seguir a lavar não só a louça do dia a dia, como também de eventos e reuniões, em especial quando reunimos grupos de pessoas. Saiba mais sobre o assunto.
Detergentes para lava-louças
“Ah, mas é só lavar.” Você usa qualquer sabão para tomar banho ou qualquer shampoo? Não, não é mesmo? Para a limpeza do banheiro e da cozinha, também há diversos produtos, um para cada uso. É o mesmo com a lava-louça. Há tipos específicos de sabão e detergentes para elas.
O que acontece é que os detergentes que costumamos utilizar, líquidos ou em barra, costumam fazer muita espuma, o que não é desejado no caso da lava-louça.
Além de tudo isso, diferente do que se poderia imaginar, detergentes líquidos comuns não são bons nesse caso, devendo ser preferidos os detergentes especiais. Claro que eles também não serão como aquele sabão em pedra de lavar no tanque. É outro tipo.
Há várias opções de detergentes, de diferentes marcas. Mas é importante que seja específico. Existem diferentes tipos: em pó, líquido ou tabletes e pastilhas. E não, o sabão em pó da máquina de lavar roupa também não pode. Lembre-se de que você lava louças nessa máquina, e que vai colocar alimentos nelas depois, então nada de resquícios de sabão de outros tipos.
E não esqueça de limpar a máquina regularmente. As máquinas de lavar louça contam com filtros para os resíduos de comida. Mas eles não fazem milagre. Além da retirada de excessos, é importante limpar esse filtro. Senão, vai entupir. É preciso, portanto, limpar a máquina de lavar, do contrário, as louças vão começar a sair sujas também.
Produtos ecologicamente corretos
Para garantir não só a manutenção da sua máquina lava-louça, mas também a sua saúde, é importante ficar atento na composição e comprometimento dos detergentes para lava-louças que você escolher.
Há inclusive produtos ecologicamente corretos para esse fim. Lembre-se de que a limpeza das louças está relacionada à higiene dos pratos em que você fará sua próxima refeição. Existem detergentes 100% naturais, com base vegetal e é possível optar por produtos sem fragrâncias ou corantes sintéticos.
A composição – líquido, tablete ou pó – também pode influenciar. Alguns rendem mais ou podem ser melhores no que diz respeito à conservação do aparelho. Produtos em pó dispensam secantes e abrilhantadores e costumam render mais, além disso, são os mais indicados para quem possui algum tipo de sensibilidade a produtos de limpeza. Verifique sempre se é hipoalergênico. Embalagens recicláveis também são importantes para a natureza.
E quem quer garantir essa origem ecologicamente correta pode consultar produtos com o selo IBD.
Secante e abrilhantador
O secante abrilhantador é um produto complementar usado para lavagem e enxágue. É usado para evitar manchas e dar brilho às louças.
Há linhas completas de cada tipo de detergente e inclusive uma mesma marca pode ter opções em pó, tablete e líquido secante e abrilhantador.
Economia de produto
Utilize o dosador da máquina lava-louça de sua preferência para aproveitar bem o produto. Em geral recipiente 1 kg de detergente em pó pode durar cerca de 50 lavagens, considerando uma lava-louças média. Isso pode significar quase dois meses de uso com só uma unidade do detergente escolhido. Basta concentrar as lavagens para melhor aproveitamento do detergente, da água e da energia.
Cuidados a mais
Além de saber cuidar da limpeza da sua máquina de lavar louça, também é importante saber o que pode e o que não pode colocar no aparelho.
Há utensílios mais sensíveis ou com características especiais que tanto o tipo de detergente como o processo de lavagem, a água quente ou o fato de ter mais utensílios juntos pode acabar prejudicando as suas condições originais.
Vejamos um exemplo: seja qual for o tipo de panela, o ideal é que elas sejam colocadas dentro da máquina sempre com a sua boca virada para o lado de baixo. E que fiquem levemente inclinadas, de forma que não se acumule água durante a lavagem. Também é importante utilizar o espaço indicado, não colocando no cesto de cima. E também não empilhando as panelas, uma em cima da outra.
Agora, se a sua panela for de teflon, ou esmaltada, há relatos de que o esmalte e o teflon vão soltando com o uso e as lavagens. Por isso, o ideal é que as panelas sejam de inox ou vidro temperado, que não terão esse problema.
O mesmo vale para frigideiras. Elas são temperadas com óleo, isso é feito para prevenir a ferrugem. Lavá-las na máquina lava-louça vai gradualmente danificando essa camada de proteção.
Aproveitando bem cada ciclo
Ter cuidado não quer dizer que a sua lava-louça vai sair quebrando tudo e nem o contrário, que nada pode lavar ou que ela não dá conta do recado. Confira as recomendações do fabricante e, se estiver liberada a lavagem na máquina, lave tranquilamente. Apenas não esqueça de usar o ciclo indicado, para que a limpeza seja efetiva e não decepcione você.
Além disso, escolher o ciclo ideal garante também economia de água e energia. Um lava-louça gasta muito menos água que a lavagem manual.
Para que o funcionamento da máquina ocorra normalmente, e lave toda a sua louça, é preciso entender e utilizar o ciclo correto de lavagem para o seu caso. Não adianta encher a máquina de louças com muitos resíduos de comida e utilizar um ciclo rápido ou econômico, por exemplo. Aí o problema não é a panela, é quem escolheu o ciclo errado.
Sempre que for lavar panelas ou louças que ficaram engorduradas, é preciso escolher um ciclo adequado, mais pesado. Já se forem apenas talheres, pratos e taças sem resíduos grudados, pode ser escolhido um ciclo leve ou delicado.