Lava-louça para hóspedes de hostels e aluguéis de temporada

Você já pensou em disponibilizar uma lava-louça para hóspedes de seu hostel, pousada ou imóvel de aluguel de temporada? Fique por dentro do tipo de máquina você necessitaria e dos prós e contras dessa medida.

Lava-louça para hóspedes

Você pode pensar: mas porque disponibilizar uma lava-louça para hóspedes, se eles estão em férias inclusive das tarefas domésticas? As respostas são várias: pela comodidade de fazer refeições caseiras mesmo na rua – e ter menos trabalho, sim, mas na hora de lavar, e não de cozinhar. 

Lava-louça para hóspedes

Então, se você alugar um apartamento ou casa por aplicativos como AirBnB, por exemplo, pode divulgar esta facilidade. Assim como você pode oferecer geladeira, fogão e micro-ondas, pode oferecer uma lava-louça.

Outra resposta diz respeito ao preço: se você tiver um estabelecimento maior, como um hostel ou pousada, é comum que parte das tarefas os próprios hóspedes realizem, especialmente na cozinha. Essa facilidade pode ser particularmente útil para grupos, já que a máquina precisa ser bem aproveitada. 

Além disso, para pousadas maiores, em que você conte com empregados, a máquina também pode ser operada por eles, mas os próprios hóspedes podem ser orientados a deixar os pratos no equipamento, apenas retirando os restos de alimentos.

Fluxo de louças

As refeições em hotéis e pousadas costumam ocupar esses estabelecimentos o dia todo, em torno de compras de alimentos, suprimentos, limpeza e higienização. E a tarefa de lavar as louças utilizadas acaba consumindo muito tempo e trabalho.

Assim, a lavagem das louças funciona muito melhor se for automatizada com o uso de lava-louças apropriadas.

Há diversos tipos de máquinas, desde as menores e mais compactas até lava-louças industriais, para estabelecimentos de grande porte. 

Para hostels e pousadas, uma lava-louça par hóspedes pode ser compacta ou de capota com mesas acopladas. Esses modelos costumam ser suficientes.

Dependendo, até mesmo uma máquina de uso doméstico pode servir.

Em especial naqueles casos em que a pessoa aluga uma casa ou apartamento por temporada.

Lava-louça

Higienização

A utilização de uma lava-louça garante um processo de higienização mais seguro e completo, com o uso de água quente em altíssima temperatura. Além disso é possível usar a secagem e ter um processo automático completo, que também garante menos louças quebradas e muito mais economia de água e energia elétrica.

Uma máquina lava-louça gasta muito menos água que a lavagem manual e também corre muito menos riscos de quebra.

A agilidade da lavagem, secagem e até polimento em uma máquina lava-louça é incomparável aos mesmos serviços feitos manualmente.

Ciclos e serviços

Há diversas máquinas disponíveis no mercado, com variados ciclos e serviços disponíveis para cada situação e ocasião.

Os ciclos vão dos mais delicados aos mais intensos para lavagem de pouca louça até utensílios mais pesados.

E os serviços também variam conforme a refeição. Há serviços simples, que envolvem basicamente a louça de um café da manhã, por exemplo, até um jantar completo. E aí também depende do número de pessoas.

Instalação da lava-louça

A instalação de uma lava-louça não costuma ser algo difícil, mas o ideal é chamar um profissional para evitar imprevistos e garantir as saídas de água e conexão de energia elétrica nos pontos mais adequados.

Linha branca

Pense antecipadamente no espaço que você precisa. Os tamanhos variam. Há compactas, mas também outras bastante grandes, com esteiras incluídas, ou você pode contar com uma compacta e uma mesa acoplada para ajudar no serviço. Confira aqui mais informações sobre máquinas de grande porte. Mas claro que esse não é o caso de uma lava-louça para hóspedes. 

Estilo na cozinha

Seu negócio pode ganhar em estilo na hora de incluir uma lava-louça na sua cozinha. E para conferir um visual ainda mais bonito e profissional, há modelos coloridos e também em inox.

Como são os seus outros eletrodomésticos? Você quer combinar todos, não se importa ou está mudando aos poucos? Lembre-se de que o investimento pode valer a pena, em especial contra males como a ferrugem, além de dar uma cara elegante ao local, fazendo você se sentir um verdadeiro chef.

Outro benefício em relação aos eletrodomésticos brancos é que estes, embora “marquem” menos de digitais, ficam amarelados com o tempo, o que não ocorre com os modelos de inox – e mesmo as marcas já são contornadas em diversos modelos inox.

cozinha

Gasto de energia

As lava-louças são cercadas de mitos, do que pode ou que não pode lavar, que gastam muita água e muita energia. Mas não é bem assim. Na prática, elas talvez não sejam mesmo eletrodomésticos baratos, mas economizam água absurdamente e gastam muito menos energia do que um chuveiro elétrico.

Vamos pegar o exemplo de uma máquina de 8 serviços. Ela pode economizar, em média, cerca de 85% de água. Ao lavar a louça à mão, você vai gastar, em média, pelo menos 60,70 litros. Isso não esquecendo de fechar a torneira. Já uma lava-louças o gasto de água cai para impressionantes 8 litros. 

E, da mesma forma, há o mito do custo da conta de luz. As lava-louças são eletrodomésticos de última geração, com certificação pelo Inmetro, gerando um consumo cada vez menor de energia: em torno de 1,4 kWh por ciclo. 

pode lavar panelas

Lavar tudo

Foi-se o tempo em que não era possível lavar, por exemplo, panelas.  O ciclo intensivo ou pesado – confira a terminologia em cada modelo ou marca – é o mais indicado para lavagem de panelas e outros utensílios mais sujos. Os casos de restos de comida grudados em pratos, talheres ou copos também são indicados para esse tipo de ciclo. 

As lavadoras podem oferecer limpeza, enxágue e secagem, a cerca de 70°C – mas lembre que a secagem, sim, gasta muita energia. Eventualmente você pode secar naturalmente para economizar, assim como aproveitar bem o ciclo conforme a capacidade.

Agora, claro que talvez você tenha panelas de materiais que podem até ficar limpos, mas podem também ser danificados, então o recomendado é ler o manual ou as recomendações do próprio utensílio.

Lembre-se também de que mesmo que você adquira uma lava-louça para hóspedes, é preciso orientar e supervisionar o processo para dar certo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *